,

IG Gente: Eliana lança editora de livros e diz que é "uma agente da cultura"


Eliana Michaelichen festejou o lançamento de sua editora de livros, a Master Books, rodeada de amigos no restaurante Cezano em São Paulo, nessa segunda-feira (14). "Sou uma agente da cultura", define-se sobre sua mais nova empreitada no mercado editorial-pop. A neo-publisher lançou o primeiro título com foco em street-art, uma compilação dos melhores cliques da fotógrafa Priscila Prade para um trabalho na extinta revista da MTV. "Levei seis anos para eternizar o material, sou taurina, fiz tudo sozinha, mas faltava incentivo financeiro. A Eliana se interessou e aí está o resultado", conta Priscila.

"Eu Queria Ser" é uma coletânea de fotos de celebridades que encarnam seus ídolos: são 55 artistas transformados em outros famosos. Eliana de Marilyn Manson, Edgar Scandurra de Capito Kirk, Gabriel Pensador de Dom Quixote, Fernanda Abreu de Prince, Nando Reis de Van Gogh, Luiza Possi de Alex do filme Laranja Mecânica. Eliana fã de Manson? Ela explica: "Optei pelo inusitado, por algum que fosse o meu oposto, quis confrontar".

Com 21 anos de carreira e trabalhando no SBT, emissora onde sua história começou, a apresentadora mantém lealdade incondicional com o canal por sentir-se valorizada. O Silvio Santos me convidou para voltar, ele para mim o maior ícone da televisão e um mestre em programa de auditrio. Estou feliz com os resultados, índices de audiência positivos, com o público que me acompanhou e com a liberdade editorial. Elegante com um look Hervé Leger, ela conta seu truque de beleza: "faço tratamento com laser a cada quinze dias para o rosto, que fecha os poros e ativa o colágeno", explica.

E esse novo business, como surgiu? "Há dois anos declarei publicamente meu interesse em realizar projetos culturais. Temas que me emocionam, que educam, ampliam e abrem horizontes." Ela lança outros três livros em 2010, mas prefere manter certo mistério, só conta que serão sobre grafite, teatro e dança, e artes plásticas. Quais são os seus referentes culturais? "Gosto muito do Helmut Newton, estive recentemente na Taschen (editora que acabou de relançá-lo), e também da Visionaire, David LaChappelle e, nas artes plásticas, Amália Toledo". Um sonho de consumo? "Editar um livro sobre Irwin Klein".

Os planos para o fim do ano já estão mais do que definidos: Eliana embarca com o noivo, João Marcello, rumo à Europa. Em princípio, eles vão aproveitar os 20 dias de férias na Bélgica e na Holanda. Depois, se rolar, ainda dão um pulinho na Índia.

CONVERSATION

Instagram